Acervo documental de publicações periódicas, em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX
O resgate pelo Projeto Portinari da memória da vida, da obra e da época de Portinari se processa por meio do levantamento, organização e pesquisa de informações, bem como da digitalização de imagens. Nessa perspectiva, o Projeto já apresenta os seguintes resultados: levantamento de 5.300 pinturas, desenhos e gravuras atribuídos ao pintor, assim como de mais de 25 mil documentos sobre sua obra, sua vida e sua época.
A Hemeroteca Digital Brasileira é o maior acervo digital de periódicos extintos do Brasil.
Para democratizar ainda mais a consulta dos seus documentos, o Museu do Índio, da FUNAI, apresenta a Biblioteca Multimidía Virtual e de Orgaização Virtual como nova ferramenta de apoio à pesquisa.
Documentos de arquivos pessoais, entrevistas de história oral e verbetes do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro: aqui você tem a possibilidade de realizar uma busca integrada ao acervo do CPDOC.
O projeto prevê a descrição e digitalização de revistas e jornais brasileiros e portugueses oitocentistas, priorizando a raridade e a deterioração mais evidente e sua disponibilização online, para acesso e pesquisa.
O Acervo Digital da Escola Nacional de Seguros é o sistema que permite o acesso à todas as edições impressas, inclusive as edições da Revista Cadernos de Seguro. A coleção cobre todos os assuntos de interesse das seguradoras e corretores de seguro:
- Seguros de vida
- Seguros de automóvel
- Seguros saúde
- Seguros de acidentes de trabalho
- Seguros garantia
- Seguros de transporte
- Seguros de responsabilidade civil
- Apólices
- Previdência privada
- Fundos de pensão
- Capitalização
- Resseguro
- Cálculo atuarial
- Riscos pessoais
- Sinistros
- Fraudes
- etc.
A ONG GUARANÉSIA VIVA apresenta a HEMEROTECA DIGITAL DA IMPRENSA DE GUARANÉSIA, portal de periódicos municipais que proporcionará ampla consulta, pela internet, ao seu acervo de jornais e revistas.
A ACRJ exerce a função de agente interlocutor entre os empresários do Rio e os três governos. Identifica potenciais econômicos, turísticos e a valorizar sua riqueza cultural e histórica.
O objetivo do prêmio é fomentar a produção pela imprensa de matérias jornalísticas que abordem o Ensino Superior no Brasil, de forma a ampliar o debate e a importância do tema para o desenvolvimento do país.
Seleção de notícias sobre saúde, ciência e tecnologia - Coordenadoria de Comunicação Social da Fundação Oswaldo Cruz - CCS/FIOCRUZ.
Aqui você encontrará toda a coleção da Revista Saúde em Debate, desde o número 1, de 1976 até o número corrente. A realização do acervo digital tem o apoio da FIOCRUZ.
Com a publicação de 10 edições voltadas a oferecer artigos, ensaios, reportagens, entrevistas e crônicas que privilegiem o conteúdo e que acompanhem o dia-a-dia do judaísmo, Devarim alcança a dimensão do virtual e da possibilidade idílica de se eternizar.
O acervo virtual contempla 153 artigos assinados por Roberto Capuano e 1.281 textos publicados por 145 veículos em 3 países, com informações sobre o mercado imobiliário paulista e a política habitacional do brasil ao longo das últimas décadas do século XX.
Site dedicado à divulgação da obra de 21 cordelistas que integram a coleção de cordel da FCRB. Estão disponíveis cerca de 2.340 folhetos digitalizados, com suas versões originais e variantes.
Periódico de Casa Branca, povoado situado em um vale na região serrana (sul) da Grande BH. Esta região conta com apresença da Área de Proteção Ambiental Sul – APA Sul.
Um resgate coletivo da memória.
O Plano Agache foi a primeira proposta de intervenção urbanística na cidade do Rio de Janeiro com preocupações genuinamente modernas. Alfred Agache (1875 - 1959), Arquiteto francês diplomado pela École des Beaux-Arts de Paris em 1905 foi fundador da Sociedade Francesa de Urbanistas, tendo sido secretário-geral até o período entre guerras. Alguns lhe atribuem a criação do vocábulo urbanismo.
O Museu D. João VI da EBA/UFRJ, através do Projeto de Revitalização patrocinado pela PETROBRAS, digitalizou o Arquivo catalogado da antiga Academia Imperial, depois Escola Nacional de Belas Artes, que está sob sua guarda.
O acervo digital Centro de Memória da Paisagem Carioca guarda o modo de projetar praças importado da Europa e que foi disseminado por todo o país. Em termos de paisagismo urbano, grande parte do que se fez no Brasil foi inspirado no que se fazia no Rio de Janeiro ao longo dos séculos XIX e XX.
O Programa Avançado de Cultura Contemporânea tem como política regular estimular atividades de pesquisa que gerem a coleta e a produção de registros e documentos.
Obras com conteúdo, datas da Idade Média e dos séculos XVII em diante, tanto litúrgicos como textos literários.
O acervo digital de obras raras do século XVI ao XVIII, manuscritos, autógrafos de alguns dos principais compositores brasileiros, documentos históricos, periódicos e iconografias.
A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE) desenvolve, desde 1995, atividades e serviços objetivando promover o acesso e disseminação da informação em arte, divulgando as instituições integrantes, oferecendo serviços e produtos informacionais e promovendo intercâmbio de experiências entre profissionais.
Este projeto foi desenvolvido por uma iniciativa da "Fundação Getúlio Vargas (FGV)" e "Instituto Brasileiro de Economia (IBRE)" com o objetivo de disponibilizar, em formato de acervo digital, 7 décadas da revista "Conjuntura Econômica".
- Fotos históricas e livros raros;
- 20 álbuns com 4 mil fotos originais do Brasil do final do século 19 a início do 20;
- 250 livros - 30 mil páginas sobre história, política, cultura, entre os séculos 16 e 19.
- Relatórios Finais dos Projetos Institucionais
- Projeto Borda Leste da Bacia do Paraná
- Dr. Octávio Barbosa / Bibliografia
- A Água e a Terra em revista
- Relatórios de Administração e Atividades 1990 a 1999.
Obras raras na íntegra, século XVII-XIX, Projeto Overmeer.
Acervo digital com mais de 8.000 páginas com os pareceres da Comissão de Valores Mobiliários (Bolsa de Valores).
Conheça a história da ciência desenvolvida no mais antigo instituto de pesquisas do Brasil.
Saiba como anda o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
- Mais de 60 mil recortes periódicos sobre folclore, desde 1906.
- 6.000 títulos de CORDEL.
- Xilogravuras.
Veja os textos integrais dos Arquivos da ENEFD, periódico oficial da instituição, publicado entre os anos de 1945 e 1972; os relatórios da direção da Escola entre os anos de 1957 e 1965; o decreto-lei de criação; e o primeiro livro de atas de nossa Congregação.
Registros Paroquiais de Terra (1854). Veja se sua família possui ou possuiu nos idos de 1854 terras no Estado do Rio!
Anais do MHN (1940-2006), publicação "Moedas Portuguesas da Época dos Descobrimentos" e livros/periódicos sobre Indumentária e Moda, acompanhados por documentos iconográficos e fotografias de objetos tridimensionais.
- Íntegra de suas primeiras edições, com pesquisa pelo texto nas imagens!
- Esaú e Jacob, e Memorial de Ayres.
Publicação do Conselho Missionário Indigenista.